Os visitantes do seu site odeiam esperar que as páginas carreguem – no computador ou no celular. Páginas de carregamento lento podem fazer com que elas sejam redirecionadas para o site de um concorrente. Você também se preocupa com o impacto do desempenho do site nos resultados da pesquisa.

Na Kinsta, levamos a velocidade a sério e estamos sempre procurando tornar os sites de nossos clientes mais rápidos.

O Kinsta Edge Caching foi adicionado aos nossos planos de Hospedagem Gerenciada de WordPress em dezembro de 2022, dando aos clientes mais recursos para ajudá-los a carregar suas páginas do site mais rapidamente para os navegadores.

Medindo o tempo até o primeiro byte (TTFB), descobrimos que o tempo médio de resposta em todos os testes é de 207 milissegundos com o Edge Caching ativado, em comparação com 402,59 milissegundos sem o Edge Caching ativado. É uma queda de quase 49%. Mas alguns sites do mundo real em nossos testes tiveram um desempenho muito melhor do que isso, com desempenho TTFB próximo a 80% com Edge Caching. Vamos nos aprofundar nos números abaixo.

Vamos dar uma olhada em como o desempenho do seu site WordPress pode melhorar quando mais do seu conteúdo está “no Edge Caching”.

O que é Edge Caching?

Muitos de nossos clientes de hospedagem de WordPress já estão aproveitando à nossa integração com o Cloudflare e seus servidores de ponta através do Kinsta CDN. Esta rede de distribuição de conteúdo coloca os ativos estáticos de um site – como imagens, fontes e arquivos contendo CSS e JavaScript – em 260+ locais na rede do Cloudflare ao redor do mundo. Isso significa que esses ativos estão disponíveis mais perto da localização física dos visitantes do seu site. A menor distância para esses ativos resulta em menor latência de rede.

O Edge Caching do HTML das páginas do WordPress é muito parecido com o gerenciamento dos recursos no CDN. Uma diferença é que gerenciar um cache de arquivos como imagens – que raramente mudam – é relativamente simples. É mais difícil gerenciar conteúdo inicialmente gerado dinamicamente pelo WordPress, armazenado em cache como conteúdo estático, e então regenerado a qualquer momento que o conteúdo é editado.

Como o conteúdo é colocado em cache?

Os Edge caches são preenchidos por solicitações para as páginas do seu site pelos navegadores. Se uma página ainda não está em cache, a solicitação é passada para o seu site WordPress de origem, onde a página pode estar no cache local ou pode ser gerada novamente pelo WordPress. A página é armazenada no Edge Caching no caminho de volta para o navegador. Pedidos futuros no mesmo caminho serão beneficiados pelo cache até que ele seja liberado.

Também é assim que as caches para dispositivos móveis são preenchidas. Se a solicitação de uma página vem de um dispositivo móvel, o conteúdo é salvo em um cache para dispositivos móveis. (O cache para dispositivos móveis não faz distinção entre, digamos, dispositivos iOS e Android. As solicitações dos tablets são agrupadas com o conteúdo da área de trabalho)

Cache local do WordPress e Edge Caching

Kinsta oferece uma abordagem sem plugin para o armazenamento em cache do WordPress localmente no servidor do seu site. Kinsta assume o Edge Caching mantendo isso simples: as mesmas etapas que você executou para limpar o cache local também manterão o Edge Caching sincronizado.

Além disso, o painel MyKinsta inclui funcionalidade para limpar o Edge Caching – e apenas o Edge Caching diretamente.

Uma novidade no Edge Caching é a capacidade de habilitar o cache para dispositivos móveis. Se o seu site gerar marcação somente para celular, você poderá armazenar esse código HTML separadamente do conteúdo para desktop.

O Kinsta Edge Caching é o mesmo que o APO do Cloudflare?

Kinsta Edge Caching compartilha a mesma rede poderosa de servidores de borda usada pelo serviço de Otimização Automática de Plataforma (APO) do Cloudflare. O APO também é projetado para fornecer Edge Caching para sites WordPress.

Aqui está o que diferencia o Kinsta Edge Caching:

  • Sem taxas extras. (O Edge Caching é gratuito em todos os planos de Hospedagem Gerenciada de WordPress).
  • Não há necessidade de um plugin de gerenciamento de cache.
  • Integração perfeita com o painel de controle MyKinsta.
  • Uma plataforma para gerenciar o CDN e o Edge Caching.

Colocando o Kinsta Edge Caching à prova

Antes de lançar oficialmente o recurso, convidamos alguns de nossos clientes para experimentar uma versão Beta do novo serviço de Edge Caching para obter feedback. Os sites do mundo real de nossos testadores Beta ao redor do globo proporcionaram o ambiente perfeito para testar a tecnologia com velocidade.

Do centro de dados do Google conhecido como us-central1 em Council Bluffs, Iowa, as ferramentas automatizadas de nossa equipe pesquisaram os sites dos testadores Beta e registraram os tempos de resposta para três cenários de cache:

  1. Quando uma página foi entregue a partir do Edge Caching de um servidor de borda do Cloudflare.
  2. Quando uma página não foi encontrada em um servidor de borda do Cloudflare e foi puxada do cache “local” do servidor de origem.
  3. Quando não havia nenhuma página em cache e o WordPress tinha que lançar scripts PHP e disparar consultas de banco de dados para construir a página dinamicamente.

O foco principal foi a diferença nos tempos de resposta para os caches locais e Edge.

Medimos os tempos de resposta de duas maneiras:

  1. Tempo para o primeiro byte – o intervalo entre uma solicitação de uma página e a chegada do primeiro byte de dados.
  2. Hora de baixar uma página HTML inteira.

A TTFB mede a latência na rede entre um servidor web e um navegador, uma vez que ela é amplamente independente da quantidade de dados transferidos para completar uma página. O tempo de transferência de uma página completa é uma medida útil que reflete a tarefa do mundo real de entregar HTML para os navegadores.

Edge Caching pelos números

Após centenas de testes visando sites WordPress em centros de dados ao redor do mundo, descobrimos que, em média, o Kinsta Edge Caching reduziu em mais de 50% o tempo necessário para entregar páginas completas aos navegadores.

Dê uma olhada:

Gráfico mostrando melhorias no TTFB e na velocidade de entrega de páginas graças ao Edge Caching.
TTFB: 402,59 ms (cache local), 207 ms (Edge). Página completa: 490,99 ms (cache local), 223,98 ms (Edge).

Com base em nossos testes, o Edge Caching cortou TTFB uma média de quase 48,6%, e o tempo para transferir páginas completas caiu quase 54,4%.

Superando uma melhoria de 80% em longas distâncias

Enquanto as médias de todos os testes de velocidade foram impressionantes, essa visão pode esconder dados importantes – particularmente para aqueles que têm como alvo um público global.

Nossos testes encontraram algumas melhorias dramáticas de desempenho quando o Edge Caching reduziu a distância entre os navegadores e os servidores de origem mais distantes.

Por exemplo, o Edge Caching reduziu o TTFB em 83,6% e o tempo de transferência de página em 85,6% entre nosso site de teste de Iowa e o centro de dados asia-southeast1 do Google em Cingapura:

Gráfico mostrando o desempenho do Edge Caching para o centro de dados Jurong West.
TTFB: 672.01 ms (local cache), 110.05 ms (edge). Página inteira: 901.1 ms (local cache), 129.79 ms (edge).

Conectando-se ao centro de dados de Sydney, os sites WordPress australia-southeast1, TTFB caíram quase 73,6% e os tempos de transferências de página caíram 77,3%.

Gráfico mostrando a performance do Edge Caching para o centro de dados de Sydney.
TTFB: 898,26 ms (local cache), 237,21 ms (edge). Página inteira: 1.130,48 ms (local cache), 256,95 ms (edge).

Vimos números semelhantes no centro de dados australia-southeast2 em Melbourne. Os sites WordPress do cliente Kinsta viram o Edge Caching reduzir o TTFB em uma média de 77,8% e as transferências de página em quase 82,7%:

Gráfico mostrando a performance do Edge Caching para o centro de dados de Melbourne.
TTFB: 607,37 ms (local cache), 134,63 ms (edge). Página inteira: 812,46 ms (local cache), 140,62 ms (edge).

Conectando-se a sites hospedados no centro de dados europe-north1 em Hamina, Finlândia, a TTFB caiu quase 41,7%, e o tempo de transferência de página caiu mais de 56,3%.

Gráfico mostrando a performance do Edge Caching para o centro de dados de Hamina.
TTFB: 579,81 ms (cache local), 338,17 ms (Edge). Página completa: 822,21 ms (cache local), 358,89 ms (Edge).

Para sites hospedados em St. Ghislain, Bélgica, no centro de dados europe-west1, o TTFB e os tempos de transferência de página caíram 69%.

Gráfico mostrando a performance de Edge Caching para o centro de dados de Ghislain.
TTFB: 464,64 ms (cache local), 143,13 ms (Edge). Página completa: 464,92 ms (cache local), 143,38 ms (Edge).

Os sites testados no centro de dados europe-west2 em Londres, Reino Unido, mostraram que o TTFB caiu 58%, e o tempo de transferência de página caiu 60,8%.

Gráfico mostrando a performance do Edge Caching para o centro de dados de Londres.
TTFB: 372,4 ms (cache local), 156,17 ms (Edge). Página completa: 458,18 ms (cache local), 179,34 ms (Edge).

No centro de dados europe-west3 em Frankfurt, Alemanha, o TTFB caiu quase 64% e o tempo de transferência de página caiu 67,5%.

Gráfico mostrando a performance do Edge Caching para o centro de dados de Frankfurt.
TTFB: 409,27 ms (cache local), 147,42 ms (Edge). Página completa: 507,52 ms (cache local), 164,98 ms (Edge).

A conexão com sites hospedados no centro de dados europe-west4 em Eemshaven, Holanda o TTFB caiu quase 56%, e o tempo de transferência de página caiu 63,6%.

Gráfico mostrando a performance de Edge Caching para o centro de dados de Eemshaven.
TTFB: 394,49 ms (cache local), 173,76 ms (Edge). Página completa: 538,84 ms (cache local), 195,82 ms (Edge).

Durante os testes dos sites no centro de dados northamerica-northeast1 em Montreal, Canadá, o TTFB caiu um pouco mais de 10%, e o tempo de transferência de página caiu pouco mais de 16,2%.

Gráfico mostrando a performance do Edge Caching para o centro de dados de Montreal.
TTFB: 325,3 ms (cache local), 292,28 ms (Edge). Página completa: 351,1 ms (cache local), 294,15 ms (Edge).

No centro de dados us-east5 em Columbus, Ohio, TTFB e o tempo de transferência de página foram reduzidos em quase 59%.

Gráfico mostrando a performance do Edge Caching para o centro de dados de Columbus.
TTFB: 326,69 ms (cache local), 133,97 ms (Edge). Página completa: 341,15 ms (cache local), 140,5 ms (Edge).

No centro de dados us-west4 em Las Vegas, Nevada, nos EUA, a TTFB caiu pouco mais de 54,7% e o tempo de transferência de página caiu quase 57,3%.

Gráfico mostrando a performance do Edge Caching para o centro de dados de Las Vegas.
TTFB: 366,73 ms (cache local), 165,88 ms (Edge). Página completa: 413,39 ms (cache local), 176,63 ms (Edge).

Mas não é apenas Kinsta que está colocando à prova o Edge Caching.

Brian Jackson, co-fundador da agência digital forgemedia, cronometrou a TTFB e a renderização completa das páginas do WordPress em um navegador após o Edge Caching. Ele também olhou para a maior pintura de conteúdo (LCP), o ponto no qual o conteúdo principal de uma página foi renderizado o suficiente para que o usuário possa percebê-lo como utilizável. Ele postou suas descobertas no Twitter:

Screenshot de um tweet de Brian Jackson.
Twitter/Brian Jackson. (Veja no Twitter.)

Simon Harper, da SRH Design, testou o Kinsta Edge Caching olhando para TTFB e LCP, bem como a first contentful paint (FCP), que é a aparência inicial de qualquer conteúdo em uma tela, mesmo que não seja o conteúdo principal da página. Ele também relatou via Twitter:

Screenshot de um tweet de Simon Harper.
Twitter/Simon Harper. (Veja no Twitter.)

A estrutura das páginas web e os ativos ligados como JavaScript, CSS e imagens podem impactar o FCP e LCP, mas tudo começa com a entrega do HTML de uma página para um navegador.

Começando com o Kinsta Edge Caching

O Edge Caching é habilitado por padrão quando você cria um site WordPress no painel MyKinsta. Isso significa que você não precisa levantar um dedo para tirar vantagem do aumento de velocidade do Edge Caching.

A partir de janeiro de 2023, Kinsta habilitará automaticamente o Edge Caching em sites existentes que sejam compatíveis com o serviço. Se você quiser que o Edge Caching funcione para o seu site existente imediatamente, você pode habilitá-lo agora mesmo desta forma:

  • Selecione Sites WordPress na navegação à esquerda.
  • Selecione o nome de um site para o qual você deseja habilitar o Edge Caching.
  • Selecione o Edge Caching.
  • Clique no botão Habilitar Edge Caching.
Habilitando o Edge Caching no painel MyKinsta.
Habilitando o Edge Caching no painel MyKinsta.

Habilite o Edge Caching para dispositivos móveis

Se o seu site detecta navegadores para dispositivos móveis e gera páginas com marcação exclusiva para esses dispositivos, você pode habilitar um cache para dispositivos móveis separado do conteúdo para usuários desktops.

Habilite o cache para dispositivos móveis no MyKinsta desta forma:

  • Selecione Sites WordPress na navegação do lado esquerdo.
  • Selecione o nome de um site para o qual o Edge Caching está habilitado.
  • Selecione Edge Caching.
  • Clique no botão Habilitar cache para dispositivos móveis
Habilitando o Edge Caching para dispositivos móveis.
Habilitando o Edge Caching para dispositivos móveis.

Você não precisa habilitar o cache para dispositivos móveis se o design do seu site suporta tanto o desktop quanto os navegadores para dispositivos móveis com a mesma marcação HTML/CSS responsiva.

Gerenciando seu conteúdo em cache

O Kinsta Edge Caching é projetado para funcionar perfeitamente com as ferramentas de gerenciamento de cache que a maioria de nossos clientes já estão usando em seus sites WordPress. Você também pode direcionar o conteúdo no cache edge diretamente no MyKinsta aqui:

  • Selecione Sites WordPress na navegação à esquerda.
  • Selecione o nome de um site para o qual o Edge Caching está habilitado.
  • Selecione o Edge Caching.
Limpando o Edge Caching no painel MyKinsta.
Limpando o Edge Caching no painel MyKinsta.

Para limpar todas as páginas do seu site do Edge Caching global, clique no botão Limpar Cache.

Se você precisar limpar apenas páginas ou caminhos específicos, cole uma URL de destino no campo Limpar URL Cache e clique no botão Limpar URL Cache. Limpe o cache de todo o conteúdo em um caminho específico, marcando a opção Limpar cache de cada subdiretório sob a URL especificada.

Optando pelo Edge Caching

Se você sabe que o Edge Caching não será adequado para o seu site, você pode optar por não participar antes de começarmos a habilitar o serviço para a maioria dos sites existentes em janeiro de 2023.

Em MyKinsta:

  • Selecione Sites WordPress na navegação do lado esquerdo.
  • Selecione o nome do seu site WordPress.
  • Selecione o Edge Caching.
  • Habilite a opção “Eu quero optar por não participar…” toggle.
Optando por não usar o Edge Caching no painel MyKinsta.
Optando por não usar o Edge Caching no painel MyKinsta.

Se o Edge Caching já estiver habilitado para um site, você encontrará um botão Desabilitar no canto superior direito da página:

Desabilitando o Edge Caching
Desabilitando o Edge Caching

Perguntas rápidas sobre o Edge Caching

Você pode estar se perguntando…

O Caching Edge é gratuito para todos os planos?

Sim. O Edge Caching é habilitado por padrão em todos os sites de produção criados dentro do painel MyKinsta. O Edge Caching também está disponível em sites de teste em contas Premium.

O Edge Caching melhora o desempenho da versão dispositivos móveis do meu site?

Você pode habilitar um cache específico para sites que geram marcações personalizadas para dispositivos móveis. Se o design do seu site suporta tanto o desktop quanto navegadores para dispositivos móveis com a mesma marcação HTML/CSS responsiva, um cache móvel não é necessário.

Preciso usar plugins de otimização do WordPress?

Não. A plataforma de Hospedagem Gerenciada de WordPress da Kinsta fornece cache local, Edge Caching, e um CDN que é finamente ajustado para suportar o CMS mais popular do mundo. Não são necessários plugins WordPress de terceiros.

Posso desativar o Edge Caching?

Sim. Você pode desativar o Edge Caching para qualquer tipo no painel MyKinsta. Se você não tem certeza se seu site é compatível com o Edge Caching, entre em contato com a equipe de suporte da Kinsta para obter orientação.

Resumo

A promessa da Internet sempre foi a de conectar pessoas ao redor do mundo. Mas, acontece que a distância física entre servidores e visitantes tem um impacto real sobre o desempenho percebido dos sites. O Edge Caching aproxima esse conteúdo dos navegadores da web e acelera o primeiro passo essencial para o carregamento mais rápido das páginas.

Kinsta faz do Edge Caching um componente fundamental da Hospedagem Gerenciada de WordPress, complementando o CDN e os recursos de segurança de rede que vêm com nossa integração com o Cloudflare.

Em média, o Kinsta Edge Caching reduz pela metade o tempo que leva para entregar o HTML das páginas web aos visitantes do seu site. Para sites com um público verdadeiramente global, o aumento de velocidade pode ser dramaticamente maior.

O Edge Caching está disponível para todos os nossos clientes sem custo adicional. Se você ainda está procurando por um provedor de hospedagem de sites WordPress criado com segurança, facilidade de uso e desempenho em mente, temos um plano de hospedagem adequado para você.

Steve Bonisteel

Kinsta

Steve Bonisteel is a Technical Editor at Kinsta who began his writing career as a print journalist, chasing ambulances and fire trucks. He has been covering Internet-related technology since the late 1990s.